As Certificações

O Certified Professional for Requirements Engineering (CPRE) é um certificado pessoal destinado a indivíduos que trabalham em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Testes. O sistema de certificação é desenvolvido pelo IREB, os conteúdos são ministrados por prestadores de treinamento independentes e o exame CPRE pode ser realizado em organismos de certificação aprovados (como a ABRAMTI). O certificado nunca expira e possui validade internacional.

Certificações

1) Fundamental

O CPRE-FL cobre os fundamentos, metodologias e técnicas disponíveis da Engenharia de Requisitos. Não existem pré-requisitos para candidatar-se.

2) Avançado

O CPRE-AL certifica o domínio e utilização dos métodos e técnicas da disciplina. Há três opções para alcançar um certificado de Nível Avançado:

a) Elicitação de requisitos e Consolidação (Inglês e Alemão)
b) Modelagem de Requisitos (Inglês e Alemão)
c) Gerenciamento de Requisitos (Alemão)

Para se candidatar é necessário ter o nível fundamental concluído com êxito.

3) Especialista

O nível de peritos está em fase de planejamento.

SyllabUS e literatura

Os objetivos de aprendizagem para cada nível e módulo são definidas no respectivo programa. Acesse a área de doenload do site para baixá-los.

O conteúdo dos módulos de Nível Avançado são cobertos em scripts que podem ser baixados diretamente do site do IREB (www.ireb.org).