Perguntas Frequentes

Certificação

CPRE-FL é a sigla para Certified Professional for Requirements Engineering - Foundation Level. Para passar no exame, é preciso demonstrar o domínio do material coberto pelo Syllabus do Foundation Level.

Um certificado emitido por um Certification Body licenciado pela iREB eV será reconhecido por todos os Certification Bodies autorizados pela iREB em qualquer país.

O certificado CPRE-FL é válido por toda a vida. Detalhes sobre a validade do certificado CPRE-AL e CPRE-EL serão publicados assim que estiverem disponíveis.

Engenharia de requisitos como primeiro passo no desenvolvimento do sistema tem um impacto significativo sobre o sucesso do projeto. Ele delimita o escopo do projeto e estabelece a base comum para a comunicação para todas as disciplinas envolvidas no projeto. Quanto melhor a engenharia de requisitos e o gerenciamento de requisitos são realizados dentro do projeto, erros menos custosos ocorreram durante o desenvolvimento, diminuindo o custo total de erros nos projetos.

Visa proporcionar um modelo de certificação com programa de estudo (syllabus) e exames, promovendo assim uma educação focada no campo da engenharia de requisitos. No final, o objetivo é melhorar a engenharia de requisitos e análise de negócios na prática.

CPRE-FL

Preço: R$ 440,00

Não. A ABRAMTI promove um preço diferenciado para alunos de cursos na área de TI do ensino superior ou tecnólogo. O valor é de R$ 220,00. Para conseguir este preço, o candidato deverá selecionar a opção de estudante no ato da inscrição, e anexar uma declaração escolar com data atual que comprove o vínculo com a instituição de ensino e o curso realizado. Todos os dados serão conferidos antes da formalização da inscrição.

Inscrição

Sim, até UM DIA ANTES da data de realização do exame você pode cancelar sua inscrição e ter seu pagamento restituído no valor da inscrição. Em alguns casos, dependendo da forma de pagamento, o PagSeguro pode descontar suas taxas administrativas. Neste caso, entre em contato com o PagSeguro para sanar possíveis dúvidas. Para cancelar sua inscrição, encaminhe seu pedido à secretaria@abramti.org.br. Caso você tenha efetuado o pagamento via cartão de crédito, o estorno será enviado para a administradora do cartão e será considerado conforme a data de fechamento de sua fatura, ou seja, entre a fatura vigente ou a próxima. Se o pagamento foi efetuado via boleto ou transferência bancária, o valor ficará creditado e vinculado ao e-mail utilizado pelo comprador no momento da compra, e caso o mesmo não tenha aberto a conta no Pagseguro, será necessário que abra para poder reaver o valor, informando o mesmo e-mail utilizado no ato da compra.

A ABRAMTI utiliza o PagSeguro como fonte. Para acessar, utilize o link que se encontra no formulário de inscrição do exame.

O PagSeguro oferece as seguintes formas de pagamento:

  • Cartões de crédito: parcelamento em até 18 vezes;
  • Débito bancário: faça o pagamento diretamente em sua conta corrente;
  • Boleto bancário: imprima e pague no banco mais próximo, ou digite o código de barras em sua internet banking;
  • Carteira eletrônica/Saldo: se você tem saldo no PagSeguro, basta inserir seu e-mail e senha para concluir seus pagamentos.

A data de vencimento do boleto bancário é calculada automaticamente pelo PagSeguro‚ não sendo possível sua alteração. A sua única alternativa é efetuar nova compra para o sistema gerar uma nova data automaticamente. Quanto ao primeiro boleto‚ basta não efetuar seu pagamento e ele será cancelado automaticamente‚ sem custo algum‚ pelo sistema.

Caso queira maiores informações à respeito do PagSeguro acesse pagseguro.uol.com.br.

Verifique no calendário de exames no site da ABRAMTI as datas de início e término de inscrições para exame.

Se o pagamento for realizado ou aprovado após esta data o valor será devolvido.

Caso o pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo mas o candidato não preencher sua ficha de inscrição até a data de encerramento, seu pagamento será devolvido.

Não, esta política não existe. A cada exame realizado o candidato deverá efetuar o pagamento na íntegra.

Exame

Não existe obrigatoriedade da realização de cursos para prestar os exames de certificação.

O Calendário de Exames anual é divulgado no site da ABRAMTI.

O candidato deverá ter em mãos o documento de identificação (com foto) fornecido durante seu cadastro para exame, lápis, borracha e caneta.

Sim.

1) Syllabus CPRE FL – Foundation Level
2) IREB CPRE Glossary
3) Livro: Requirements Engineering Fundamentals - Klaus Pohl, Chris Rupp - ISBN-13: 978-1933952819

O exame tem a duração de 75 minutos e contém 45 questões de múltipla escolha. As perguntas são de diferentes dificuldades e, portanto, atribuída uma pontuação diferente em cada uma. O exame é realizado sem consulta, ou seja, não é permitida a utilização de nenhum material auxiliar. Para passar no exame, o candidato deve atingir pelo menos 70% da pontuação total. O exame é supervisionado por um proctor designado pela ABRAMTI.

Os exames são realizados na rede de parceiros da ABRAMTI. Locais de Exames IREB são divulgados no site da ABRAMTI.

O ABRAMTI possui parceiros em todas as cidades onde o exame é realizado. Estes parceiros fornecem local adequado para a realização dos exames (Parceiros Acadêmicos).

Na cidade onde existe mais de um parceiro de exame, a escolha para o local oficial (único) se dará após o encerramento das inscrições. A demanda (número de inscrições) determinará o tamanho e a disponibilidade de sala nos parceiros e caberá ao ABRAMTI a escolha do local mais apropriado.

A divulgação de todos os locais e salas serão divulgados até o início da semana do exame no site do ABRAMTI (veja o Calendário de Exames).

O exame é realizado no idioma Português - Brasileiro.

Resultado

O certificado deverá chegar em aproximadamente 60 dias, após a divulgação do resultado, no endereço informado na ficha de inscrição do exame.

Não podemos divulgar gabaritos, ou permitir a revisão da prova conforme as regras definidas pelo IREB. Todas as correções são realizadas por uma banca onde cada prova é corrigida por mais de um membro e método para garantir que não existam erros no resultado.

Não. O ABRAMTI segue as normas do IREB em não divulgar o gabarito de nenhum exame.

O resultado será enviado pela ABRAMTI (resultado@abramti.org.br) via e-mail para o e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição, com o percentual obtido no exame. Dentro do prazo descrito no calendário de exames presente no site.